BLOG da Fly Consult


Seja bem vindo ao BLOG da Fly Consult - Assesoria e Projetos. Você leitor, passa agora a contar, neste espaço, com notícias e novidades do trade turístico, de projetos, gestão empresarial, de tendências de mercado; além de artigos e textos técnicos nossos e dos consultores parceiros da FLY CONSULT. Este é um espaço interativo e sua participação será será sempre muito bem vinda, através de seus comentários que poderão ser registrados aqui. Siga-nos aqui e também no facebook: www.facebook.com/flyconsult


GASTRONOMIA

FGV lança curso Wine Business: o negócio do vinho
Diante do crescimento do mercado brasileiro e da necessidade que o país tem hoje de formar profissionais na área capazes de atuar nos canais de distribuição, de comercialização e de divulgação, a FGV está lançando o curso “Wine Business: o negócio do vinho”, coordenado pelo professor Valdiney Ferreira.
Estruturado com uma carga horária de 180 horas/aula, o objetivo do curso de aperfeiçoamento é levar os participantes a compreender a história evolutiva do vinho e sua importância no Brasil e no mundo, a analisar o mercado consumidor nacional e a identificar potenciais e diferenças regionais, a conhecer e avaliar os diferentes tipos e estilos de vinho e a atuar nas diferentes funções e atividades desse mercado.
O programa é destinado a gerentes de estabelecimentos que comercializam vinhos, gestores e representantes de vendas de importadoras, sommeliers, consultores e jornalistas da área, e profissionais em geral que tenham interesse na área. A primeira turma terá início no dia 15 de março de 2010 na sede da Fundação Getulio Vargas em Botafogo.
FONTE: REVISTA EVENTOS



BRASIL SABOR: Moqueca Baiana


Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes:
4 postas de peixe branco firme (como robalo ou namorado)
2 cebolas em fatias
2 tomates em fatias
1 pimentão verde em fatias
1 pimentão amarelo em fatias
1 pimentão vermelho em fatias
Azeite de oliva
Azeite de dendê
1 vidro de leite de coco
Coentro a gosto
Sal a gosto
Gotas de molho de pimenta malagueta a gosto


Modo de preparo
Regar o fundo de uma panela de pedra com azeite. Montar camadas, temperando-as com sal, com as cebolas, os tomates e os pimentões. Por cima, colocar as postas de peixe. Por cima deste, acrescentar o sal. Regar a panela com ½ litro de água. Tampar e levar ao fogo por cerca de 20 minutos. Em seguida, acrescentar o azeite de dendê, o leite de coco, o coentro picado, e as gotas de pimenta malagueta a gosto. Servir guarnecido de arroz branco e pirão.


FONTE: ABRASEL
http://www.brasilsabor.com.br/por/receitas/item/60


Receitas: Iogurte com granola caseira de tuquinha

Na Pousada do Capão, em São Gonçalo do Rio das Pedras, interior de Minas Gerais, uma das principais atrações é Tuquinha, uma cozinheira que prepara delícias no fogão à lenha. Na mesa do café da manhã, uma de suas receitas costuma fazer sucesso entre os hóspedes: o iogurte com granola caseira.
Ingredientes:
4 xícaras de aveia
2 xícaras de amendoim torrado e picado
1 xícara de coco ralado
1 xícara de mel
1/3 de xícara de óleo ou manteiga
1 1/2 xícara de uvas passas
1/2 xícara de açúcar mascavo.
Modo de preparo
Levar os ingredientes acima ao fogo por cerca de dois minutos (só para dar a liga).
Iogurte
Juntar 1/2 litro de iogurte natural (data de fabricação no máximo de dez dias) com 1 litro de leite. Descansar numa vasilha por cerca de dez horas em local quente (na Pousada do Capão fica perto do fogão à lenha).
Fonte: Brasil Sabor
http://www.brasilsabor.com.br/por/receitas/item/36





Como fazer um bom churrasco


Quando alguém escuta a palavra churrasco, imediatamente a associa com o povo gaúcho. No estado sulino, pode-se até discutir o ponto da carne, do corte, ou da salga, mas não há como contestar a existência de determinadas regras na hora de “churrasquear”.


Modo de preparo:
Evite comprar carnes congeladas. Caso isso seja inevitável descongelar em temperatura ambiente por cerca de 12 horas. Nem pense em evitar comprar carne magra para satisfazer os chatos.


Não compre carnes se a gordura estiver de amarelo escuro. Isto é indicação de animal velho, ou seja, carne dura. No caso específico de costela, osso chato e grande é animal velho, enquanto ossos pequenos e arredondados são de novilho. As costelas devem ser compradas em tiras de 8 a 10 cm de largura. Dê preferência as costelas centrais do animal.


O corte da carne deve ser feito no sentido transversal ao comprimento das fibras do músculo. Aparas de carne podem ser úteis para fazer brochetes – conhecido como xixo no Rio Grande do Sul – com cebola e pimentão.


Deixe as carnes pegarem cor e calor antes de salgar: tire do fogo e espalhe – sem exagero – sal grosso ou médio por toda a carne. A carne salgada bem antes de ser colocada para assar fica dura e seca.


O lado mais magro da carne deve estar virado para o fogo. Assim, não haverá perda de gordura. As costelas devem ser assados com o osso para baixo. Um bom combustível para o fogo é o osso do animal a ser assado. O melhor fogo é aquele em que se forma uma camada de cinza por cima do braseiro, impedindo a formação de labaredas.


A labareda jamais deve tocar na carne.Não fique mexendo no fogo. Mexa sempre na carne, levantando, baixando etc. Nada de jogar água sobre a brasa. O ideal, novamente, é levantar a carne. Conforme as labaredas vão diminuindo de tamanho, o assador pode optar em aproximar a
carne da brasa.


Não vire o saco de carvão direto sobre a grelha quando houver carne assando. Assim, pó e brasa serão levantados. Pegue os pedaços de carvão e com a mão coloque devagar no braseiro. Depois de pronta, a carne deve ser batida para soltar o sal grosso nela impregnada.


Sirva aos poucos.

FONTE: http://www.brasilsabor.com.br/por/receitas/item/20