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CONVENTION BUREAU

Recife Conventions Bureau promove projeto Seja Um Anfitrião

"O Recife oferece infraestrutura, atrativos turísticos e culturais e diversidade gastronômica, peculiaridades que tornam a capital pernambucana um excelente destino para realização de feiras e congressos", diz o secretário de Turismo da cidade, Samuel Oliveira
Representantes do mercado corporativo local de Recife, executivos de empresas do Complexo de Suape e entidades de classe pernambucanas se encontrarão, nesta quarta-feira (4), a partir das 19h, no restaurante Spettus - Boa Viagem, durante segundo encontro da edição 2010 do projeto Seja Um Anfitrião, que traz assinatura do Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB) em parceria com a Empetur e com as secretarias de Turismo de Pernambuco e do Recife.
“O projeto Seja um Anfitrião atua diretamente no estimulo à atração de novos eventos para o Estado, através de três seminários de sensibilização, onde apresentamos as maneiras em que o Recife CVB, a Empetur e as secretarias de Turismo de Pernambuco e do Recife podem contribuir no processo de captação de eventos”, explica José Otávio de Meira Lins, presidente do Recife CVB. “Já reunimos representantes de entidades médicas no último dia 27 de maio e agora chegou a vez do mercado corporativo local, executivos de empresas do Complexo de Suape e entidades de classes de Pernambuco, personagens que desempenham um papel fundamental na captação de novos eventos”, complementa Meira Lins. No dia 31 de agosto, na Cachaçaria Carvalheira, o projeto contemplará também as universidades locais, totalizando um número de 600 pessoas impactadas em toda a ação.
Segundo o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, a ação reforça a vocação da cidade como destino para o turismo de eventos. “O Recife oferece infraestrutura, atrativos turísticos e culturais e diversidade gastronômica, peculiaridades que tornam a capital pernambucana um excelente destino para realização de feiras e congressos. Através dos encontros de sensibilização, o projeto reforça as potencialidades da cidade para o próprio recifense, despertando nele o interesse em indicar, apoiar e ser o anfitrião de novos eventos”, diz Oliveira. Além de parceira nessa ação, a secretaria de Turismo do Recife apóia há quatro anos as ações de captação de eventos realizadas pelo Recife CVB.
Edições passadas - Em dois anos, durante as edições 2008 e 2009, através do preenchimento dos formulários entregues aos participantes durante os encontros do projeto ‘Seja Um Anfitrião’, o Recife CVB recolheu mais de 190 sugestões de eventos a serem captados para Pernambuco. Destes, a entidade já atuou no apoio a captação de 19 eventos, que juntos deverão atrair mais de 30 mil visitantes e movimentar mais de R$ 50 milhões na economia local.
Serviço:
Seja Um Anfitrião – Seminário de Sensibilização com mercado corporativo, empresas do Complexo de Suape e entidades de classe
FONTE: http://www.diariodoturismo.com.br/index.asp?noticia=17978


Bauru CVB começa a se organizar para poder receber bem na Davis
Representantes da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Bauru Convention & Visitors Bureau se reuniram ontem com diretores do Grupo Cidade e organização da Copa Davis para definir ações voltadas a implementar a estrutura da cidade a fim de possibilitar a realização da Davis, em maio, evento que Bauru conquistou como sede após derrotar candidatas como São Paulo e Blumenau.
O evento esportivo possui amplitude internacional e necessita de uma total integração entre os mais diversos setores receptivos bauruenses, seja da iniciativa pública ou privada. Para arquitetar este desenvolvimento estrutural em conjunto, especialmente em relação à recepção dos visitantes, uma nova reunião está marcada para amanhã, às 16h, no espaço Café com Política do JC, one são esperados os dirigentes da rede hoteleira.
A pasta de Desenvolvimento Econômico e a Bauru Convention & Visitors Bureau são os responsáveis por convocar os representantes dos hotéis da cidade para esta reunião que vai discutir importantes pontos para a preparação da estrutura turística de Bauru. Uma das questões que será levantada durante a reunião desta quinta-feira é a venda de ingressos casada com o aluguel de quartos nos hotéis da cidade, item considerado pelos membros da comitiva de organização como essencial para garantir mais comodidade aos turistas.
Outros pontos que serão abordados são a capacitação dos prestadores de serviços ligados à hotelaria e transporte, a união com as faculdades de turismo e de relações públicas locais, a instalação de uma central e diversos postos de atendimento ao turista, a produção de um pocket map especial para a Copa Davis 2010, a recepção dos atletas, comissões técnicas e corpo de arbitragem do torneio, entre outros assuntos.
Sobre a preparação necessária para organizar um torneio de tênis impecável e que projete o nome da cidade como possível sede para outros projetos de repercussão mundial, a presidente do Bauru Convention & Visitors Bureau, Michele Obeid, frisou a importância do envolvimento de todos os setores. “A escolha de Bauru como sede da Copa Davis já foi uma união de esforços de empresários, prefeito e secretariado. Hoje, vencida esta etapa, somente através da mobilização de toda a cidade poderemos viabilizar o evento com a magnitude que ele merece”.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Richard Vendramini, acredita que a tendência de Bauru sediar eventos reconhecidos internacionalmente deve ampliar a projeção da cidade no cenário mundial. “A prefeitura como um todo e o setor privado estão se empenhando para poder fazer deste o melhor evento da Copa Davis e ampliar as possibilidade no calendário bauruense. Vamos trabalhar para trazer cada vez mais eventos desta amplitude e deixar a cidade mais bonita aos olhos de todo o mundo”, garante.
Fonte: BCVB
http://www.fbcevb.com.br/noticias_detalhes.asp?id=6900


Paraty CVB comemora a produção do Inventário Turístico da cidade

O Paraty Convention & Visitors Bureau comemora a decisão da produção do Inventário Turístico da cidade, realizado pelo Ministério do Turismo, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e o Instituto IDEIAS, com apoio do SEBRAE/RJ e do Fórum Estadual de Secretários de Turismo.
O Inventário é uma grande pesquisa que determinará a dimensão da oferta turística da cidade, feito a partir de visitas a todos os empreendimentos e locais de interesse do setor, como forma de levantar informações da infra-estrutura local.
O projeto servirá como base para todo o processo de planejamento da área de turismo da cidade, assim facilitando o acesso a recursos federais para incentivo do mesmo. Segundo Silvia Evelin Salzmann, vice-presidente de finanças do Paraty C&VB, o Inventário é uma ferramenta que vem sendo requisitada há anos pelos empreendimentos de Paraty que possuem interesse turístico.
“Este levantamento completo da oferta cultural e turística da cidade é a base para qualquer processo de planejamento, portanto, uma ferramenta pela qual o Paraty C&VB vai poder nortear o seu planejamento estratégico”, afirma Silvia.
Também faz parte do projeto a criação do portal interativo e gratuito de turismo (www.destinoparaty.com.br), em que empreendedores locais poderão usar como vitrine para seus negócios; expondo informações, fotos e vídeos, além de divulgar calendário cultural, roteiros, mapas e muito mais.
Serviço:
Paraty CVB
Rua D. Pedro II, s / n - Sala 4 - Centro Comercial Parque Imperial
Bairro Parque Imperial - Paraty - RJ - Cep: 23970-000
Telefone: (55 +24) 3371-2669 info@paratycvb.com.br
FONTE: REVISTA EVENTOS




Joinville CVB se envolve com agenda de eventos do Centreventos Cau Hansen
Envolvido com as questões dos equipamentos para eventos em Joinville o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau entrou na Comissão de Pauta do Centreventos Cau Hansen para sugerir melhorias para o espaço.
A primeira reunião aconteceu na última segunda-feira e a diretora executiva, Maitê Uhlmann representa a entidade na comissão. Nesse primeiro momento, Maitê apresentou duas sugestões e a intenção é palpitar em prol do desenvolvimento focado no usuário do equipamento.

Na pauta da primeira reunião oficial foram propostos os seguintes assuntos: * uma política de utilização do Complexo; * procedimento de abertura de pauta e formalidades de solicitação de reserva; * análise e seleção das solicitações de uso para o ano de 2010.

Raio X do Bureau
Para entender melhor a visão do associado e mantenedor perante o Joinville Convention, a instituição apresentou aos seus associados uma pesquisa de satisfação. O objetivo é catalogar as respostas que devem ajudar a formatar o planejamento estratégico do Bureau para 2010.
Fonte: JRCVB




Espírito Santo CVB movimenta economia local
O calendário de 2009 do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau contou com a realização de 82 eventos, que responderam pela movimentação financeira de R$ 54 milhões. Cerca de 260 mil pessoas participaram dos encontros, congressos, feiras, workshops, seminários e simpósios das mais variadas áreas. Desse número, aproximadamente 45 mil foram turistas, 68% a mais do que 2008.
Os setores médico e de agronegócios foram os que mais se destacaram neste ano, sendo 12,5% dos eventos da área médica e 7% de agronegócios. No total, foram realizados em solo capixaba seis eventos internacionais e 21 nacionais.
Alguns eventos realizados em 2009 merecem destaque como a Vitória Stone Fair – 26ª Feira Internacional do Mármore e Granito, o Encontro Econômico Brasil Alemanha e a 50ª Convenção Nacional do Comércio Lojista. Os eventos contribuíram com a projeção do Espírito Santo a nível internacional, reunindo 30 mil pessoas, dentre elas 8 mil turistas.
Também neste ano 4 mil lojistas de todo o Brasil se reuniram no Estado para comemorar o 50º aniversário da Convenção Nacional do Comércio Lojista e discutir questões da área. Em 2009, o ESCVB captou 12 eventos que acontecerão entre 2010 e 2013 e contemplarão as áreas médica, jurídica, administrativa, de vinho, de agronegócios, de gestão e de turismo sênior.
Fonte: ESCVB



Petrópolis CVB promove Concurso Gastronômico
Após a primeira etapa eliminatória, em que um júri composto por especialistas na área de gastronomia selecionaram as nove melhores receitas cadastradas para o I Concurso Cultural Gastronômico Vive la France, foi realizada ontem no Mercado Gourmet a segunda etapa classificatória, onde oito escolhidos (um não compareceu) foram convocados a realizarem o preparo de seus pratos perante um novo corpo de jurados.
A banca foi composta por cinco profissionais: Marco Aurélio Lima, subchefe do Programa Mais Você; Ricardo Castilho, editor chefe da Revista Prazeres da Mesa; Maria Beatriz Dal Pont, gerente do Centro de Gastronomia do SENAC Rio; Mauro Martelose, diretor executivo da Associação Internacional de Azeites de Oliva e Frederic Monnier, chef da Brasserie Rosário.
O júri avaliou os pratos com base no equilíbrio gusto-olfativo, criatividade e respeito ao tema do regulamento e apresentação e pontualidade. As três finalistas são: Márcia Vieira, formada em Gastronomia pelo SENAC e pela Estácio; Anna Paula Leal, estudante do último ano de Gastronomia da Estácio e Maria Gabriella de Andrade, estudante do 2º período de Gastronomia da Estácio.
O primeiro colocado vai ganhar uma bolsa de estudos de 10 dias no Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento da Alsace/França (IRCOD) com tudo pago, o segundo uma bolsa no valor de R$ 3.000,00 a ser utilizada em matrículas de cursos de gastronomia oferecidos pelo SENAC Rio, e o terceiro ganha esta mesma bolsa, mas no valor de R$ 1.500,00.
O Concurso é uma promoção do SENAC Rio e o Petrópolis Gourmet é uma realização do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, e tem como objetivo principal a descoberta de novos talentos, por isso foi voltado apenas para estudantes e amantes da gastronomia. “Vejo este concurso como um incentivo à busca de profissionalização num momento importante como o que vivemos, onde as oportunidades e demandas dos setores de bens, serviços e turismo do estado estão crescendo”, falou a gerente do SENAC Rio, Maria Beatriz.
“O Concurso já é um sucesso, principalmente pela união com entidades acadêmicas nacionais e internacionais, que proporcionou o desenvolvimento e o crescimento do festival, sendo um momento único para o aperfeiçoamento profissional dos inscritos”, disse Flávio Câmara, presidente do PCVB.
A etapa final será no próximo sábado, 21/11, às 16h no Mercado Gourmet no Shopping Vilarejo, que fica na Estrada União Indústria, 10.035 - Itaipava
FONTE: REVISTA EVENTOS


Campos do Jordão e Região CVB busca aquecer o turismo de eventos
Incrementar o turismo de eventos na cidade de Campos do Jordão, especialmente na baixa temporada, foi um dos objetivos colocados em pauta na reunião realizada nesta quarta feira, 28, no Parque Hotel, pelo Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau, com o apoio da Associação Comercial e Empresarial, a Central de Pousadas e a Secretaria de Turismo.
Mais de 65 representantes do setor hoteleiro da cidade marcaram presença para fortalecer o mote da reunião em busca da progressiva profissionalização do mercado e um desenvolvimento consistente e sustentável. Na pauta buscou-se consenso para validar os meses considerados alta, média e baixa temporada dentro do calendário, definindo tarifas médias nos meios de hospedagem para que Campos do Jordão possa atuar de forma realmente profissional no mercado de turismo.
Na ocasião foi também solicitado o envio de tarifário de 2010 para o Convention Bureau - somente meses de média e baixa temporada - com exceção para os feriados, e a adesão por parte dos meios de hospedagem às tarifas da AVIESTUR - feira de turismo da Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo que se realizará na cidade no mês de abril de 2010, nos dias 16 e 17 de abril.
A gerente executiva do CJRCVB, Roselaine Dantas, ressaltou a importância dos meios de hospedagem praticar e manter valores de tarifas condizentes com a realidade do mercado. “Eventos sempre se vende em volume, em quantidade. Quanto mais interessantes forem os preços mais vai vender. Ou seja, tarifas para eventos devem ser mais atrativas” afirmou a executiva que conduziu a reunião junto com o vice-presidente da entidade, Mané Young.
Indícios auspiciosos que comprovam o fortalecimento do turismo de eventos na cidade também foram apresentados. Para se ter uma idéia o calendário de eventos para os próximos três anos, já soma quase 20 eventos já fechados, sendo 10 para o próximo ano, em 2010 . Um deles de origem internacional é o Congresso de Ornitologia, à ser realizado em 2010,cujo pool hoteleiro já está em formação .
Márcia Filippo, da secretaria de turismo, lembrou à todos sobre a necessidade de comprometimento do hoteleiro na adesão ao pool, argumentando em seguida que deve haver um trabalho leal e profissional na disponibilização dos apartamentos. “Quando a pessoa fura o pool ela queima o evento. Se for para participar só com alguns apartamentos e furar com o restante é melhor não participar” - ressaltou . Uma boa notícia que promete aquecer ainda mais o turismo de eventos de Campos do Jordão, é que a Prefeitura Municipal está discutindo a redução das taxas cobradas de estandes na realização de eventos na baixa temporada.
Além dos empresários e representantes da hotelaria, a reunião contou com a participação de William Périco, presidente da AVIESP - Associação dos agentes de viagem do interior do Estado de São Paulo, Danilo Gonçalves, diretor executivo da AVIESP, Márcia Filippo da Secretaria de Turismo, Ademir Coelho, Secretário Adjunto de Turismo, Suely Talaisys, do departamento financeiro da Associação Comercial e Empresarial e Marta Eisenlohr, Presidente da Central de Pousadas.
Fonte: CJRCVB


Cerimonial peculiar de incineração é deflagrado pelo Bauru e Região CVB
O Bauru e Região Convention & Visitors Bureau e a cidade de Macatuba, interior do estado de São Paulo, divulgam a realização de umas das ações que englobam as festividades cívicas da região: O Cerimonial de Incineração de Bandeiras Inservíveis.
Realizado no Dia da Bandeira, 19 de novembro, o evento é peculiar por ser o único no país a ser realizado em local público, conduzido sempre por uma das Forças Armadas e com significativa participação popular, que mesmo antes do evento participa de palestras e debates sobre o papel do patriotismo.
Neste ano, sob o comando da Força Aérea Brasileira, e condicionada às condições climáticas, a população poderá contar com o sobrevôo de aeronaves Tucano sobre o local do Cerimonial, às 12 horas.
Fonte: BRCVB



Petrópolis CVB tem projeto aprovado pelo MTur
O Petrópolis Convention & Visitors Bureau teve sua proposta aprovada no Processo de Seleção de Projetos de Apoio à Comercialização do Ministério do Turismo. O resultado saiu na última semana e o valor de repasse para cada um dos selecionados será de R$ 100 mil.
É a primeira vez que o MTur realizou um processo de seleção como este, e de acordo com Jurema Monteiro, coordenadora geral de apoio à comercialização, os resultados foram mais do que satisfatórios. “Ao todo foram enviadas 181 propostas, número que superou as expectativas, vindas das 27 unidades da Federação, das quais 10 foram selecionadas”, disse.
Os dois contemplados da Região Sudeste foram “Promoção do Destino Petrópolis e Região no Mercado Nacional”, do PCVB, e “Promoção das Regiões Turísticas Indutoras de Minas Gerais no Mercado Nacional”, da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. O objetivo principal do projeto apresentado pelo Convention é divulgar a cidade como destino turístico nos mercados nacional e internacional.
O presidente do PCVB, Flávio Câmara, disse que é um feito inédito e a realização de um grande sonho. “Com esse projeto aprovado, temos garantia de recursos para 2010 nas ações de promoção e divulgação do destino, que certamente resultarão em impacto positivo na geração de fluxo turístico, onde somaremos esforços com a Fundação de Cultura e Turismo para potencializar as ações propostas”, falou entusiasmado.
Entre as metas desse plano de trabalho estão a produção de material promocional; veiculação de campanha em outdoors; atualização, digitalização e produção do Manual de Comercialização para Organizadores de Viagens, Eventos e Convenções em DVD; contratação de assessoria de imprensa; organização de famtours para agentes e operadores de turismo e press trips para jornalistas; participação em feiras e workshops de turismo.
Fonte: PCVB


Bauru CVB realiza o II Revelando São Paulo Entre Rios e Trilhos
Evento reúne a cultura popular de 70 municípios do Estado, no Recinto Mello Moraes; programação segue até domingo.
Durante quatro dias, Bauru será sede das mais variadas manifestações da cultura tradicional que vivem nos diversos cantos do Estado. De hoje, dia 15, até domingo, dia 18, a cidade abriga a segunda edição do “Revelando São Paulo - Entre Rios e Trilhos”, que trará o artesanato, a culinária e a dança de 70 cidades paulistas. Com diferentes atividades a cada dia, o evento será realizado no Recinto Mello Moraes e tem entrada gratuita.
A pluralidade gastronômica e do artesanato das cidades paulistas poderão ser contempladas por meio do cafezinho caipira, broa de milho feita no fogão a lenha, galinhada de São Longuinho e feijão tropeiro, entre outras iguarias, além dos bordados, cestos de palha, bonecas de pano e panelas de barro. Além dos 30 estandes de culinária e 60 espaços para o artesanato dos municípios participantes desta edição, a programação do evento traz ainda encontros de violeiros e de romeiros; Festas do Divino, de Reiadas e São Gonçalo; e o Festival da Amizade, que reúne manifestações das culturas de todos os povos mantidas pelas comunidades étnicas instaladas no Estado.
Outros destaques da programação, são a participação de oito bandas e fanfarras, quatro orquestras de violas e a Corrida de Cavalhada do Município de Catuçaba, que retrata a luta entre mouros e cristãos, difundida desde a Idade Média por Carlos Magno e os 12 pares da França. A performance será apresentada sábado e domingo, às 16h e 10h, respectivamente.
O “Revelando Entre Rios e Trilhos” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura Municipal de Bauru e Bauru e Região Convention & Visitors Bureau. Em sua 13.ª edição na Capital, o evento tem ganhado forma, repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, e trazendo outras, que se solidificam na programação do encontro.
Batizadas “Entre Rios e Trilhos”, as edições em Bauru fazem referência à importância da ferrovia na história do Interior e a toda porção do Estado entre os rios Tietê e Paranapanema, área que o festival pretende abranger.
Segundo material de divulgação, a idéia de difundir a cultura do Interior paulista, reflexo também das tradições de todo o País e ainda daquelas herdadas de outros povos trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração, surgiu da pesquisa realizada por Toninho Macedo há mais de três décadas.
Desde 1973 ele se dedica ao estudo da cultura brasileira e às andanças pelo Interior, garimpando hábitos e tradições arraigados à vida das comunidades ribeirinhas, das áreas rurais, das cidades, vilas e vilarejos, e também do litoral. O resultado desse trabalho começou a se espalhar com atividades artísticas desenvolvidas pela Abaçaí Cultura e Arte, grupo que hoje se transformou na Organização Social de Cultura responsável pelo Revelando São Paulo e por diversos outros programas culturais.
Fonte: BRCVB
http://www.fbcevb.com.br/noticias_detalhes.asp?id=6087



SPCVB apresentou Destino Paulista-Jardins em evento no CC Rebouças
Tendo conseguido fazer de São Paulo o 12º. Destino das Américas, o São Paulo CVB não se descuidou de atender o mercado doméstico e para isso fatiou a cidade em pedaços para que melhor possa ser saboreada, como se fossem fatias de pizza. Nesta terça-feira, no Centro de Convenções Rebouças o SPCVB serviu mais um pedaço da saborosa pizza paulistana, o Destino Paulista-Jardins para Eventos.
A nova etapa do projeto da entidade é fruto da parceria com sete empreendimentos hoteleiros de luxo: Emiliano, Fasano, InterContinental, L´Hotel Porto Bay, Maksoud Plaza, Renaissance e Tivoli Mofarrej, com o apoio de mais 35 hotéis da região.
Além da presença de diretores do São Paulo Convention e da SPTuris, o evento foi prestigiado pela presidente da Embratur, Jeanine Pires, pelos presidentes da ABIH/SP, Mauricio Bernardino; da Academia Brasileira de Eventos, Roosevelt Hamam e da ABEOC/S, José Eduardo de Souza, pelo diretor da Reed Alcantara Machado, pelo ex-presidente da Embratur e do Anhembi, Eduardo Sanovicz e mais uma centena de profissionais da hotelaria e organizadores de eventos.
“Além da mais paulista de nossas avenidas, a região tem a cada da diversidade, com inúmeras empresas multinacionais, variadas opções culturais e de entretenimento, shoppings e girfes de luxo. Ainda completam esses atrativos a ofertais de 4.500 apartamentos na rede hoteleira e 15.571 m² de espaços para eventos”, destaca Annie Morrissey, presidente do SPCVB.
Só a titulo de exemplo da amplitude dos atrativos oferecidos pela região, o folder produzido para esta campanha destaca os principais atrativos locais: 04 centros de convenções, 04 espaça eventos, 12 centros culturais, 5 shopping centers, 9 ruas especializadas, 11 cinemas, 8 teatros, 6 museus, 11 hospitais, 9 livrarias, 2 clubes, 118 restaurantes, 33 hilipontes, 17 emissoras de rádio e 14 de televisão, 49 agências bancárias, 6 baladas e um parque que preserva um remasnecente da Mata Atlantica. Uma verdadeira cidade. Completa.
Para divulgação do destino foram produzidos 15 mil folders, que serão distribuidos nos hotéis e nas principais feiras, congressos e eventos da cidade. O material exibe o mapa da região, daos sobre os principais hotéis de luxo, próximos aos Centros de Convenções Frei Caneca e Rebouças e do Centro Fecomércio de Eventos.
A entidade desenvolver ainda um encarte com informações sobre os 35 hotéis a Paulisa-Jardins, além do hot site www.visitesaopaulo.com/paulista-jardins em português e inglês.
O primeiro Destino lançado foi o da Berrini e os próximos serão Anhembi-Center Norte, Faria Lima, Ibirapuera-Moema, ABC, Grande São Paulo e os Destinos Parceiros (Brotas, Ilhabela e Costa dos Alcatrazes).
FONTE: Revista Eventos
http://www.revistaeventos.com.br/site/ultimas.php?id=9805



Sâo Paulo CVB investe no turismo de luxo
Aconteceu na última quinta-feira, dia 10, mais uma edição do “São Paulo Meu Destino”, programa realizado pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau e pela São Paulo Turismo que visa trazer agentes e operadores de viagem para experimentarem a capital paulista de modo que depois possam promovê-la para seus clientes.

A proposta, dessa vez, foi mostrar o lado luxuoso da cidade. Para isso, foram convidados oito diretores e gerentes de agências corporativas, além de quatro jornalistas, todos argentinos. A idéia foi mostrar que São Paulo pode ser uma ótima opção de viagem para grupos de incentivo e clientes VIP. “Esse é um setor muito significativo e não há outra cidade na América Latina que tenha tantos produtos atrativos para esse público como São Paulo”, diz o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho.

O itinerário dos participantes, que ficaram na cidade até o dia 13 (domingo), incluiu city tour em regiões requintadas, compras em lojas de grifes internacionais, refeições em restaurantes elegantes e outras atrações glamourosas. Entre os destaques do roteiro, estavam uma tarde no Amanary Spa, almoços no Vicolo Nostro e no Barbacoa, jantar e entretenimento no Budha Bar, show do Lulu Santos no HSBC, passeios pelos Jardins, Morumbi, Higienópolis e Vila Madalena, compras na Rua Oscar Freire e no shopping Iguatemi (com direito a personal shopper), além de visita a Fundação Maria Luiza e Oscar Americano e ao Museu do Futebol, já que esse esporte também é paixão para os argentinos. A grande surpresa, no entanto, ficou por conta de um sobrevoo de helicóptero pela metrópole, que ressaltou a sensação de exclusividade que o público VIP demanda.

A hospedagem foi no sofisticado hotel Grand Hyatt São Paulo e o transporte aéreo foi feito pelas companhias Gol e Tam, parceiros da ação. Além de todo o material promocional da capital paulista, como guias e folhetos, os convidados ainda receberam a cada dia alguns “mimos” de lembrança da cidade, como kits com quitutes do Mosteiro de São Bento.

O São Paulo Meu Destino, que teve três outras edições este ano (durante os eventos Carnaval, Virada Cultural e Parada LGBT), já gerou a criação de centenas de pacotes para São Paulo, foi tema de matérias jornalísticas internacionais e motivou a promoção por todo o país não somente da cidade, mas também de seus múltiplos atrativos culturais, gastronômicos e de consumo.


Sobre o turismo de luxo
Segundo o Brazilian Luxury Travel Association, o turismo de luxo representa 3% do mercado turístico mundial, mas é responsável por 25% das divisas do setor. Dos 846 milhões de desembarques, são deixados US$ 732 bilhões ou US$ 865 por pessoa. Já o segmento de luxo é responsável por aproximadamente 25 milhões de desembarques, que movimentam US$ 180 bilhões ou US$ 7,2 mil por pessoa/dia.

Estima-se que o nicho conte com mais de 10 mil agências espalhadas em 70 países e cresça de 10 a 20% ao ano. A expectativa é que em 2010 esse mercado movimente US$1 trilhão no mundo todo.


Fonte: SPCVB
http://www.fbcevb.com.br/noticias_detalhes.asp?id=5923


Recife Convention & Visitors Bureau lança planejamento estratégico
Além das ações em captação de eventos e promoção turística do estado, no encontro, foi citada a importância em manter-se o bom relacionamento da entidade com as esferas públicas. No dia 1º de setembro, o Recife Convention & Visitors Bureau apresentou para associados e trade turístico pernambucano o seu planejamento estratégico para o próximo triênio. Na ocasião, estavam presentes associados do Recife CVB e autoridades como os secretários de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, e do Recife, Samuel Oliveira.


Captar e apoiar novos eventos para o estado continua sendo o principal foco do RCVB. “A nossa expectativa é manter uma média de atração de 60 eventos nacionais e 12 internacionais por ano, uma meta que já faz parte da nossa realidade”, diz José Otávio de Meira Lins, presidente do RCVB. “Para alcançar esses números, traremos famtours com promotoras e organizadoras de eventos nacionais e realizaremos um evento no eixo Rio - São Paulo com o objetivo de apresentar a estrutura (produtos e serviços) de Pernambuco para feiras e eventos, projeto que será batizado de ‘Pernambuco bom pro seu Negócio’”, complementa Meira Lins.


Paralelo às ações em captação de eventos, o Recife CVB manterá a sua política de promoção turística do destino Pernambuco. “Daremos continuidade ao trabalho realizado em prol da divulgação do destino Pernambuco, garantido o desenvolvimento e promoção de novos segmentos turísticos. Hoje, estamos trabalhando na concepção de um material específico para o turismo de saúde, o 1º Guia de Turismo de Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida de Pernambuco, que será lançado em outubro durante o World Medical Tourism Congress, em Los Angeles (EUA), catalogando as melhores opções em hospitais, clínicas, spas, academias e outros equipamentos médicos”, fala Tatiana Menezes, diretora executiva do RCVB.


Para o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, nos próximos anos, é fundamental manter-se o apoio das esferas públicas nos projetos realizados pelo Recife CVB. “Hoje o RCVB é um exemplo de convention bureau no Brasil, devido à sua união com o poder público nas ações desenvolvidas em prol do turismo em Pernambuco. Porém, para garantir esse modelo de sucesso, é imprescindível que se mantenha o comprometimento das secretarias de Turismo municipais e estadual na manutenção de investimentos nas ações realizadas pela entidade”, garante o secretário.


O secretario de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, em seu discurso, afirma que novas parcerias serão realizadas com o Recife CVB. “O Recife Convention & Visitors Bureau exerce um importante papel no desenvolvimento do turismo pernambucano, o que nos certifica da necessidade de se apoiar as ações que a entidade realiza. Continuaremos parceiros, independente do valor que será destinado aos projetos executados pela entidade.” assegura Costa Filho.


Qualificação


O RCVB destinará esforços para capacitação e qualificação da mão-de-obra turística local. “Percebemos a qualificação dos nossos profissionais como um dos grandes desafios para o turismo pernambucano nos próximos anos, especialmente pela proximidade de eventos como a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. É importante que nossos associados e todo o trade turístico local estejam afiados com serviços que atendam a um rigoroso padrão de qualidade”, cita José Otávio de Meira Lins.


Identificar pontos a serem aperfeiçoados nos diversos segmentos dos seus associados e buscar apoio de órgãos responsáveis por qualificação também estão entre os objetivos do novo plano de ação do RCVB. “O Recife CVB realizará pesquisas entre os seus associados para saber o que pode ser aperfeiçoado”, diz Tatiana Menezes. Finalizado esse momento, a próxima etapa seria a qualificação através de entidades como SEBRAE e o SENAC. “Entendemos que o futuro do turismo pernambucano está nas mãos dos profissionais que fazem o setor. Para isso, precisamos oferecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento das habilidades profissionais desses trabalhadores. Além do mais, todos os que fazem parte do RCVB precisam preencher o perfil que acreditamos ser o ideal para atender as exigências dos turistas que chegarão para o mundial esportivo de 2014″, finaliza Tatiana Menezes.
FONTE: REVISTA EVENTOS
http://www.revistaeventos.com.br/site/ultimas.php?id=9430




Campos do Jordão e Região CVB oferece serviço de Mesa de Hospitalidade
Na busca de alavancar a captação de eventos para a cidade, o Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau, está oferecendo mais um serviço diferencial : o “Mesa de Hospitalidade”, ação que possibilita aos participantes encontrar informações sobre serviços úteis como hospedagem, roteiros turísticos e alteração de passagéns aéreas. Dessa forma, nos eventos, a equipe do Convention atende os congressistas em um espaço aconchegante.

Associado à ação, o público pode contar ainda com dois programas: “Restaurante Amigo do Congressista”, no qual os Restaurantes associados ao Convention elaboram cardápios com preços promocionais; e o “Estabelecimento Amigo do Congressista” com promoções e beneficios especiais na rede hoteleira. Os dois programas são apresentados na Mesa de Hospitalidade.

Segundo a gerente executiva da entidade, Roselaine Dantas, o Convention tem feito uma campanha de sensibilização junto ao mercado, visando novas adesões, esclarecendo que a oferta deste serviço tem feito muita diferença no momento da captação dos eventos. Com a ação novos eventos já estão confirmados para a cidade, como : o Simpósio de Cirurgia Plástica, dias 27 e 28, e o Congresso de Mercados Financeiros e Capitais (BM&F), entre os dias 27 e 29.

De acordo com o presidente do CJRC& VB, Hans Otto Taube, essas ações tem garantido o fomento do turismo de negócios na cidade e região. Para ele, o sucesso é resultado da arrecadação com a Taxa de Turismo dos meios de hospedagem e o pagamento das mensalidades dos associados dos demais segmentos, que mantém a estrutura do Convention Bureau e permite uma atuação mais abrangente na divulgação do Destino Turístico. “O comprometimento dos estabelecimentos no recolhimento e repasse da Taxa de Turismo, portanto, é fator decisivo para ampliação de nossa atuação”, finaliza o presidente.

Fonte: CJRCVB



Passaredo é o novo mantenedor do Ribeirão Preto Convention
Empresa anuncia que vai dobrar número de passageiros embarcados na cidade e revela detalhes do plano de expansão 2010
A Passaredo Linhas Aéreas é o novo mantenedor do Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau. A empresa dobrou a frota em 2008 e já contratou quatro aeronaves novas - jatos ERJ 145, da Embraer. Duas delas já estão em operação e outras duas começam a operar neste mês de julho, totalizando uma frota com 10 aeronaves até o final de 2009.
Mas o plano de expansão da empresa, que ainda não foi anunciado, prevê, para 2010, a inclusão de mais sete novos destinos, ainda não divulgados, e a aquisição de mais aeronaves. Segundo o comandante José Luiz Felício Filho (foto), diretor-presidente da Passaredo, a companhia pretende adquirir jatos ERJ 145. Ele também informou que a expectativa é fechar o ano de 2009 com um crescimento do número de passageiros superior a 100% em relação a 2008, em Ribeirão Preto.
A Passaredo oferece atualmente 15 destinos aéreos: além de Ribeirão Preto, opera em Barreiras, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Goiânia, Ji-Paraná, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto, Salvador, São Paulo (Guarulhos), Uberlândia, Vitória da Conquista.
Para o empresário, “o turismo de negócios é um segmento muito importante para o desenvolvimento da região de Ribeirão Preto e a participação da Passaredo, junto com o Convention Bureau, no fomento do turismo trará resultados positivos para a cidade”.
Mauro Baptista, diretor do Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau, diz que “a projeção da cidade como referência em turismo de negócios e eventos por meio dos programas do Ministério do Turismo e da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo tem motivado o empresariado a investir e apoiar ações planejadas através do associativismo”.
Ribeirão aparece em 9º lugar dentre as cidades brasileiras no Ranking 2009 da International Congress & Convention Association (ICCA) – entidade internacional, independente, que avalia os destinos, em todo o mundo, estruturados para sediarem eventos de porte. Baptista avalia que as ações desenvolvidas pelo Convention e o engajamento dos setores produtivo e público no desenvolvimento das políticas de incentivo ao turismo de negócios e eventos já estão trazendo resultados positivos para a cidade e deverão projetá-la ainda mais.
Somente neste primeiro semestre, o Convention conquistou o Campeonato Brasileiro de Balonismo, esteve presente no 4º Salão Nacional do Turismo – Roteiros do Brasil, que aconteceu em São Paulo, no Anhembi, de 1º a 5 de julho, recepcionou em Ribeirão Preto o ministro Luiz Barretto, do Turismo, e está desenvolvendo um trabalho, em parceria com a Prefeitura Municipal, para conquistar a ampliação do ramal do trem bala de Campinas a Brasília, passando por Ribeirão e o Triângulo Mineiro.
Fonte: RPCVB